Sebrae apresenta Cidade do Futuro

Coordenadora do Sebrae, Maria Cândida, fala na abertura do encontro/Foto Carlos Laerte


A unificação em um só programa de todos os projetos e ações de apoio aos pequenos negócios desenvolvidos pelo Sebrae em Pernambuco. Esta é a principal característica do programa Cidade do Futuro, que foi apresentado na última sexta-feira (11), pela Unidade de Negócios Sertão do São Francisco e a Unidade de Projetos Especiais do Sebrae/PE a representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico dos municípios de Petrolina, Belém do São Francisco, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista.
Com o objetivo de criar um ambiente favorável ao surgimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas nestes municípios, o programa Cidade do Futuro, segundo a coordenadora do Sebrae na região, Maria Cândida Moreira, vai começar com as orientações para a implantação da lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e da Lei do Empreendedor Individual. “Convidamos justamente os representantes das secretarias ligadas ao desenvolvimento municipal para enfatizar a importância em inserir as micro e pequenas empresas nas compras governamentais, incentivando ainda a regulamentação da Lei do Empreendedor Individual e a participação dos municípios no Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor”.

Na apresentação, que movimentou a sede da entidade em Petrolina durante toda a manhã, o Analista de Políticas Públicas do Sebrae, Leonardo Carolino, iniciou os trabalhos lembrando que o Brasil possui 5,1 milhões de micro e pequenas empresas, mas o grande problema é a informalidade, onde somente em Pernambuco existem mais de 565 mil pessoas trabalhando sem registro empresarial. “Os representantes dos municípios levaram o Termo de Adesão ao Programa para o prefeito assinar e ficaram de indicar até o dia 18 deste mês, dois agentes de desenvolvimento local que serão os articuladores técnico e político de ações a exemplo de: compras do município, registro de empresas, identificação dos servidores a serem capacitados para o Empreendedor Individual e assessoria jurídica”, adiantou Leonardo Carolino.

Os municípios participantes do programa também vão indicar dois nomes para o curso de Elaboração de Projetos, visando a Captação de Recursos, que será oferecido pelo Sebrae no período de 22 a 24 deste mês em Petrolina. Segundo o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos da Prefeitura de Petrolina, Tércio Brasileiro, o Cidade do Futuro chega em bom momento. “Certamente é um programa que vai impulsionar a economia local, beneficiando toda população regional, com ênfase para os empreendedores individuais que terão capacitação e treinamento”.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Belém do São Francisco, Kleber Nogueira o programa já começou. “Saímos desse encontro com muito mais entusiasmo pois se trata de um projeto excelente que vai possibilitar avanços significativos em todos os setores do nosso município, desde a agricultura até o comércio”. Participam ainda do programa, os municípios de Afrânio, Lagoa Grande, Cabrobó e Orocó, que também fazem parte da abrangência da Unidade de Negócios do Sebrae Sertão do São Francisco.

Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketing (87.3861-1534)