NA AGENDA

Publicada às segundas-feiras
Foto/Divulgação
Palestras gratuitas em escolas I -
O Hospital Albert Sabin abre inscrições para agendamento de palestras sobre saúde, prevenção de doenças, nutrição e qualidade de vida. As palestras, gratuitas, são destinadas aos alunos de escolas públicas e particulares do Recife. Na ação, o hospital desloca um profissional até a escola para realizar a explanação e tirar dúvidas dos jovens sobre os temas. As palestras fazem parte da comemoração dos 35 anos do centro hospitalar, que pretende torná-las um programa fixo e continuado de saúde educativa.

Palestras gratuitas em escolas II - “O objetivo é estreitar a relação do hospital com a comunidade e levar o conhecimento para os estudantes, que são agentes multiplicadores de informação, sobre o cuidado com a saúde, a prevenção de doenças como a gripe A H1N1, os hábitos alimentares e a questão da qualidade de vida”, diz George Trigueiro, diretor do hospital. As instituições interessadas devem se inscrever, com antecedência, no departamento de Gestão de Pessoas do hospital pelo telefone (81)3131.7432. O diretor ou responsável pelo colégio preencherá um cadastro e acordará com o hospital a melhor data para a aula.
Foto/Moisés Soares
Exposição Solidária - Até 01 de outubro, o Mar Hotel Recife sedia mostra individual de pinturas e esculturas da artista plástica e escritora pernambucana Ronilda Loyo Rêgo. Na exposição, sob curadoria de Sebastião Barbosa, pode-se conferir as obras de Rêgo em estilo geométrico que fazem uma mistura peculiar de cores e formas. Aço inoxidável, pedras e vidros também compõem os quadros que esbanjam beleza e técnica. Parte da renda adquirida com a venda das peças será revertida para o NAAC (Núcleo de apoio à criança com câncer). A entrada é gratuita.
Como elaborar um currículo? I - A Escola Técnica Leiaut promove, dia 09 de outubro, na unidade do Derby da instituição, palestra gratuita com o tema: “Como elaborar um currículo?”. As inscrições já podem ser feitas através do e-mail renildacursos@yahoo.com.br, impreterivelmente até o dia 02 de outubro. No e-mail, o candidato deve enviar os seguintes dados cadastrais: nome completo, telefone e escolaridade.
Como elaborar um currículo?II - A palestra terá 60 vagas, sendo divididas em duas turmas de 30 alunos, nos horários das 18h às 19h e das 20h às 21h. “O encontro consiste em dicas de como fazer um currículo compacto e, sobretudo, de acordo com a necessidade do mercado de trabalho”, adianta Renilda Oliveira, coordenadora pedagógica da Escola Técnica Leiaut. A Escola fica na Av. Governador Carlos de Lima Cavalcante, 168, Derby. Telefone: (81) 3223.0387.
Auxiliar de Laboratório I - A Escola Técnica Academia de Profissões, localizada no Engenho do Meio, está com inscrições abertas para o curso de Auxiliar de Laboratório, com aulas marcadas para o próximo sábado, 26 de setembro. No decorrer do curso, os alunos aprendem inicialmente como se fazer uma pré-coleta (orientando o paciente) para em seguida compreender o processo de coleta de sangue, urina, secreções e outros.
Auxiliar de Laboratório II - Concluída esta etapa, os alunos começam também a analisar o material coletado pelo bioquímico e outros profissionais presentes em laboratórios. Segundo o Diretor Pedagógico da Academia de Profissões, Adriel Lima, além das aulas teóricas, os alunos contam com uma carga horária prática, de 350 horas de estágio em laboratório hospitalar. Durante 6 meses, os alunos terão estágio de segunda a sexta, e aulas aos sábados. O investimento é de R$125.00 mensal e matrícula de R$50.00. A Escola Técnica Academia de Profissões fica na Rua Barcelos - Nº. 37. Engenho do Meio - Recife (PE). Informações (081) 3453.1775 ou pelo site http://www.academiadeprofissoes.com.br/.
Inscrições para 4ª Festival Vivo Arte 2009

Estão abertas até 25 de setembro as inscrições para as mostras Competitiva e Locativa do festival Vivo arte.mov 2009. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.vivo.com.br/artemov ou pelo correio. O endereço é: Prêmio Mídias Locativas Vivo arte.mov ou Mostra Competitiva Vivo arte.mov - Rua Cristina, 1213 – Santo Antônio - CEP: 30330-130 - Belo Horizonte – Minas Gerais.
O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de novembro próximo e pretende reunir o que existe de mais inovador no Brasil e no mundo em termos de artes digitais móveis. Pioneiro no gênero no Brasil, o festival está em sua 4a edição. Além da atuação nacional, o Vivo arte.mov relaciona-se com outras mostras no mundo, estabelecendo conexão e interação da arte nas mídias móveis num âmbito internacional. Vencedores de edições anteriores tiveram a oportunidade de participar de festivais internacionais, dando visibilidade mundial aos seus trabalhos.
Na programação do Vivo arte.mov estão incluídos diversos eventos interconectados, compostos por mostras, palestras e oficinas. O objetivo é fortalecer ambientes de estímulo à produção, acesso às técnicas e discussão dos conceitos envolvidos nas vertentes de vídeo, microcinema e mídias locativas. Pretende-se que essa iniciativa resulte na formação de uma rede de colaboração, fomento, formação, difusão e reflexão crítica com relação ao uso criativo das mídias móveis.
Sobre as premiações - No Vivo arte.mov acontecem duas premiações: uma para a mostra competitiva de audiovisual para mídias móveis e outra voltada para obras que lidem com o conceito de mídia locativa.

Enquadram-se na Mostra Competitiva obras audiovisuais com duração de 20 segundos a 3 minutos, realizadas entre janeiro de 2008 e setembro de 2009. Serão aceitos os trabalhos feitos em qualquer tipo de suporte para captação de imagens, desde que contemplem as características específicas que constam no edital.
Serão selecionadas 45 obras para a mostra competitiva. Os 10 autores escolhidos por um júri qualificado receberão celulares de última geração, participarão de um workshop sobre produção audiovisual para pequenos formatos e concorrerão a prêmios em dinheiro. Os finalistas que não residirem em Belo Horizonte receberão apoio do festival para transporte, hospedagem e alimentação.
O Prêmio de Mídias Locativas, inédito no país, busca apoiar o desenvolvimento de trabalhos que englobem conteúdos digitais criados através de recursos tecnológicos disponíveis em dispositivos móveis, tais como telefones, GPS, etc., ou procedimentos que surgem no contexto das redes móveis, para o desenvolvimento de experiências com imagem, som e/ou acesso a informações. Até três trabalhos poderão ser selecionados para o evento e receberão um prêmio em dinheiro, bem como apoio para a execução do projeto. Informações no site www.vivo.com.br/artemov. A lista completa com as obras selecionadas será divulgada até 2 de outubro de 2009.
A cultura da mobilidade - As mídias móveis são relativamente novas e encontram-se em pleno desenvolvimento, convergindo os mais diversos meios em um único dispositivo. O papel de um festival como o Vivo arte.mov no desenvolvimento da arte em dispositivos móveis contribui não apenas para definir linguagens, mas também para promover a reflexão crítica e ampliar o conhecimento de trabalhos nessa área.
O Vivo arte.mov faz parte do Vivo Lab, Programa Cultural da Vivo que engloba diversos projetos voltados para a formação, exibição e pesquisa interdisciplinar nas áreas do audiovisual e da cultura da mobilidade. Os projetos conectam-se nacionalmente de maneira colaborativa e criam diversas oportunidades para a expansão do alcance e da relevância de cada uma das ações.

SERVIÇO
Vivo arte.mov
Prêmio Mídias Locativas Vivo arte.mov e Mostra Competitiva Vivo arte.mov

Inscrições gratuitas abertas até 25 de setembro
Patrocínio: Vivo
Realização: Diphusa Mídia Digital e Arte
Produção: Malab Produções
Informações: info@artemov.net
Da Assessoria de Imprensa/Parlato(81.3342.0019).