Fundarpe oferece oficina de Museologia

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) oferece de 22 a 24 de setembro a Oficina Museu, Memória e Cidadania, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. A oficina é gratuita e voltada para estudantes, técnicos, gestores e profissionais que atuam em museus, além de interessados em geral.
As inscrições vão desta terça-feira (08) até o dia 18 de setembro e podem ser feitas das 14h às 17h na Diretoria de Difusão Cultural, na sede da Fundarpe. Já a oficina acontece no Auditório Odilon Ribeiro Coutinho, na Fundação Gilberto Freyre, em Casa Forte.

A formação terá 24 horas de carga horária e será ministrada por Maria Fernanda Pinheiro de Oliveira, mestra em memória social e coordenadora do Museu do Homem do Nordeste. Como conteúdos, serão apresentados temas como: conceitos de museu e museologia; trajetória dos museus no Brasil do século XVII ao XX; museodiversidade e imaginação museal; museus como lugares de memória, de esquecimento, de poder e resistência; e as dimensões sociocultural, política e econômica dos museus.

A parceria entre a Fundarpe e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) visa capacitar profissionais para atuação em museus e instituições afins, especialmente no âmbito da Política Nacional de Museus. O Ibram é uma autarquia recém-criada pelo Governo Federal e vinculada ao Ministério da Cultura, sendo responsável por promover e assegurar a preservação, a valorização e o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

SERVIÇO:
Oficina Museu, Memória e Cidadania
Dias: 22, 23 e 24 de setembro
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Fundação Gilberto Freyre – Auditório Odilon Ribeiro Coutinho
R. Dois Irmãos, 320, Apipucos, Casa Forte.
Inscrições: de 08/09 a 18/09 (Diretoria de Difusão Cultural – Fundarpe)
Data: de 08/09 a 18/09, das 14h às 17h
Informações: (81)3184-3090.
Da Secretaria Especial de Imprensa/Governo de Pernambuco (81.3181 2145)