Fred Andrade dá o tom da guitarra no IRB

Fred Andrade/Foto Ricardo Bicudo

O talento do guitarrista pernambucano Fred Andrade vai poder ser conferido neste domingo (05), a partir das 15h30, no Instituto Ricardo Brennand. O músico é a atração do Acordes para o Museu, que visa aproximar música e arte, além de divulgar o trabalho de artistas pernambucanos.
O primeiro contato de Fred com a música aconteceu quando aos 8 anos de idade começou a tocar violão. Aos 15 anos trocou de instrumento e fez aflorar sua verdadeira aptidão pela guitarra. Começou tendo aulas com o professor Edson Melo e, em 1992, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco para cursar bacharelado em violão clássico e licenciatura.

Desde os 17 anos, Fred Andrade é músico profissional. Com um currículo eclético compôs trilhas para o premiado curta O velho o mar e o lago, filme de Camilo Cavalcante e para o Festival de Cinema Nacional. Criou jingles para a TIM, Fiat, Caixa Econômica Federal, Parmalat, Unibanco, Renault e Chesf. Com a Orquestra Sinfônica de João Pessoa, participou da Ópera O Sonho de Catirina, sob a regência do maestro Duda, espetáculo este que ficou em cartaz durante três meses,em São Luís do Maranhão.
Fred também mostrou o seu talento em festivais nacionais como o Canta Nordeste, Cascavel Jazz Festival, Feira da Música de Fortaleza, Festival do Sesc, Festival de Inverno, em Garanhuns, Instrumental em Concerto e Festival da Música Instrumental, em Teresina. Também tocou com artistas consagrados como Elba Ramalho, Quinteto Violado, Heraldo do Monte, Naná Vasconcelos, Lula Queiroga, Nelson Faria, Dominguinhos, Sérgio Campelo do Grupo SaGrama e Lenine.
Em 2000, o guitarrista lançou o seu primeiro disco solo Ilusões a Granel e logo em seguida, o Projeto Mandinga, em parceria com o baterista Ebel Perrelli. O artista tem também um disco só com frevos de rua, chamado Guitarra de rua. Em 2006 lançou Farra de anjo e, em junho de 2007, gravou mais um cd, com o grupo instrumental, Noise Viola.
Atualmente, o artista multifacetado se divide entre a gravação de mais dois trabalhos Guitarra de salão e Pele da alma, as aulas no Conservatório Pernambucano, onde já atua há 13 anos, e ao seu pré-projeto de mestrado na UFPB. A apresentação de Fred Andrade no IRB acontece no palco montado nos jardins do complexo cultural, em frente à cafeteria.


SERVIÇO:
Acordes para o Museu : Fred Andrade
Quando: 05 de julho de 2009
Hora: 15h30
Preço: R$ 5,00 e R$ 2,00 para estudantes (adultos maiores de 65 anos pagam meia entrada) crianças menores de 07 anos não pagam.
Onde: Instituto Ricardo Brennand - Alameda Antônio Brennand, s/n -Várzea - Cep: 50741-904
Informações: (81) 2121-0352/ 2121-0365
http://www.institutoricardobrennand.org.br/ http://www.acordesirb.blogspot.com

CONTATOS:
Fredandrade1@hotmail.com
Sites:
www.myspace.com/fredandrade1
www.fredandrade.com


Da Assessoria de Imprensa/SL Comuniucação & Matketing