Tecnologia em 3D integra campanha do Memorial São José, criada pela Ampla

Em meio às comemorações dos seus 20 anos de atuação neste mês de junho, o hospital pernambucano Memorial São José reforça sua campanha institucional com uma nova tecnologia em três filmes de 30”, criados pela recifense Ampla Comunicação, e que serão lançados individualmente no próximo domingo (21), em rede nacional na televisão, nos breaks comerciais do programa Fantástico da Rede Globo.
Os Vts integram campanha já nas ruas há cerca de uma semana, que explora em mídia exterior, anúncios de jornais e revistas e peças de mídia interna quatro pilares da unidade de saúde do Grupo Fernandes Vieira: Memorial Mulher, Memorial Clínicas, Memorial Urgências e Memorial Diagnósticos, numa mensagem arrojada e moderna com o slogan “Humano como você”.


Lançando mão da mesma linha de comunicação da primeira fase do trabalho de comunicação, os comerciais visam despertar a atenção do telespectador através da tecnologia 3D numa viagem do interior ao exterior do corpo humano, tal e qual explorado anteriormente pelo cinema em filmes de ficção científica como “Viagem Fantástica” (1966) e “Viagem Insólita” (1987). “Apostamos na criatividade e exploramos as novas tecnologias para enriquecer nosso trabalho com a perspectiva e a emoção para levar o espectador a esta descoberta do corpo humano numa visão interna”, diz o sócio e diretor de criação da Ampla, Manuel Cavalcanti.


A produção é fruto de um trabalho minucioso que envolveu três longos processos, além de seis semanas de estudo, pesquisa, criação e modelagem dos elementos, texturas, iluminação, movimentos e animações em 3D, que utilizaram sete máquinas para renderização. Tudo para transmitir, da forma mais próxima do real, elementos comuns do corpo humano com emoções decorrentes de situações positivas no ambiente do hospital pernambucano: o batimento cardíaco, os sorrisos nos lábios e as lágrimas nos olhos, que se sobressaem na tela.


Para criar os detalhes reais como o da pulsação e o de choro do canal lacrimal, a Ampla trabalhou com as produtoras Urso Filmes e Z4 na criação dos filmes, desenvolvidos com animações em 3D, através da tecnologia de vários softwares como Lightwave e Studio Max, além da gravação das cenas no hospital e produção do áudio que contou com o expertise da Onomatopéia. Todo processo foi acompanhado e coordenado passo a passo pela equipe de RTV da Ampla, sob orientação e controle também da sua equipe de criação.
“Estivemos envolvidos em todo o processo para ter a confiança de que os filmes teriam o formato imagina, uma vez que este era um trabalho pioneiro na publicidade, aqui em Pernambuco, além do detalhismo e do realismo que precisávamos no resultado final”, ressalta o diretor de criação.

Para tanto, toda equipe da agência envolvida nesta produção ficou atenta a cada pormenor, que foi estudado com atenção através de pesquisas detalhadas e análises valiosas de enciclopédias como a Grey's Anatomy e filmes documentários do Discovery Health Channel, emissora de televisão internacional, famosa pelas suas produções exclusivas, que ilustram bem esses conceitos e se utilizam de recursos gráficos parecidos.

Paralelo a este processo de desenvolvimento tecnológico, os criativos da agência trabalharam a produção das cenas de encerramento dos filmes, que contou com um casting adequado, cuidadosamente selecionado, num trabalho de grande porte que envolveu visitas às locações, ajustes de figurinos e fidelidade aos procedimentos médicos.
Ao todo, foram utilizados nas filmagens dez figurantes, orientados pelo experiente diretor Leandro Alves, sob orientação de médicos e enfermeiros do próprio Memorial São José, para passar na frente das câmeras o realismo do tratamento humanizado. “Cada detalhe foi visto e revisto à exaustão para que as animações ficassem realistas, sem perder a plasticidade”, lembra Cavalcanti, que coordenou o trabalho com sua equipe.

Por fim, a investida encerrou-se com o trabalho de sonorização e áudio. O Som foi todo pontuado de acordo com a edição, num tom "orgânico", para simular os dos o corpo humano, o que reforça ainda mais a sensação de interior e movimento. Já o áudio contou com a locução da ex-apresentadora da TV Cultura, Valéria Grillo, profissional com vasta experiência em matérias científicas, que deu o tom ideal ao off da campanha que era um outro ponto importantíssimo para o resultado esperado. “Todo esse trabalho de produção pensado de forma a não se esquecer a leveza e a dramaticidade necessárias para o desfecho dos filmes, que é a emoção vivida pelos médicos no seu dia-a-dia dentro do hospital”, destaca Manuel.
Ficha Técnica
Anunciante/Produto: Hospital Memorial São José/ Campanha 20 anos
Agência: Ampla Comunicação
Criação: Alexandre Pons, Humberto Montenegro, Juliana Lisboa
Diretor de Criação: Manuel Cavalcanti
Diretor de Planejamento: Aguinaldo Viriato
Atendimento: Ludmila Marques, Carol Moraes e Luciana Vinhaes
Mídia: Débora Beltrão, Raquel Torres e Nilson Samico
Produção gráfica: Washington Freire, Germana Casal
RTVC: Fabiana Stefani, Cecília Souto Maior
Produtora: Urso Filmes - Direção: Leandro Alves
Captação de imagens no Hospital e documentário: D7 Filmes – Direção: Pablo Polo
Animação: Z4 - Direção de Animação: Marcelo Vaz
Áudio: Onomatopéia
Cliente/ Aprovação: Bruno Fernandes Vieira

Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing