São João de Caruaru com vários Sabores

Arraial Vitalino reúne restaurantes e variadas opções de sabores/Foto Roberto França

Por Fernanda Sales

Durante o São João do Nordeste, o cardápio especial dos festejos juninos é à base de milho. Na terra das comidas gigantes, o momento não podia ser diferente: é época de se deliciar com pamonha, canjica, milho assado ou cozido, bolo de milho e até com o famoso pé de moleque e a tapioca.
Quem visita as festividades na Capital do Forró, percebe que as opções se ampliaram com a criação do Arraial Vitalino. O espaço tem seis restaurantes que atendem aos gostos mais exigentes e a diversidade vai da carne de sol ao fondue, passando por massas e pirão de bode.
O que seria um ponto de encontro dos amigos virou um dos polos mais movimentados durante os fins de semana. “Aqui tem ótimos shows, espaço pra dançar e ainda dá pra sentar pra tomar uma cervejinha e comer um bode assado ou até vinho com fondue se quiser”, disse o estudante de publicidade Bruno Leonardo, frequentador assíduo do local.
A culinária regional está presente com o bode guisado, assado, sarapatel de bode, fava, queijo de coalho e de manteiga, sendo estes alguns dos itens que compõem o cardápio do Restaurante “Na Brasa”, um dos mais tradicionais da cidade, há 22 anos servindo o melhor da culinária regional. Outro representante local é o “Restaurante da Perua”, famoso por servir pirão de perua e carne de sol.
Ainda na linha das carnes, o recifense Spettus Steak House está com uma unidade no Arraial Vitalino, que serve rodízio. O restaurante, que já tem sede no Recife, em Fortaleza e Buenos Aires, na Argentina, tem feito tanto sucesso que os empresários já pensam em se instalar em Caruaru. “Os próprios clientes nos procuram e dizem que deveríamos ter uma unidade aqui, ainda estamos analisando, mas também ficamos empolgados”, disse Jair Konrad, um dos sócios do restaurante.
Para os paladares mais requintados, o “Atelier” caprichou na ousadia e investiu na inusitada dupla fondue e vinho em plena festa junina. A adega atende ao gosto de quem prefere aproveitar o clima frio do mês de junho para tomar um vinho. E olhe que opção é o que não falta, com uma oferta superior a 60 rótulos, para atender aos clientes mais exigentes. “
Tivemos a preocupação de contratar um consultor para montar um cardápio especializado em pratos que harmonizam com vinhos, o chef de cozinha Washington Ronda, credenciado na ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia), além de um sommelier experiente como o paulista José Barros”, ressaltou o proprietário e chef de cozinha Thiago Monteiro. O resultado foi um cardápio cheio de requinte, com opções de crepes, saladas, massas, carpaccios, bruschettas e a principal especialidade da casa: os diversos tipos de fondue.
O disputado espaço tem shows de forró de quarta a domingo, no comecinho da noite a partir das 18h. Nos fins de semana, os restaurantes também abrem para almoço.
Da Secretaria de Comunicação de Caruaru