Feira da Pequena Empresa e da Mulher reúne empreendedores em Petrolina

O Presidente da Fecomércio, Josias Albuquerque, destacou Petrolina como polo empreendedor e de conhecimento/Foto Carlos Laerte


Terminou no último sábado (06) no hall de entrada do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho em Petrolina, a 19ª Feira da Pequena Empresa, 1ª Feira da Mulher e 4º Seminário da Mulher Empreendedora. Representantes de várias entidades comerciais da região e do Estado estiveram presentes. As feiras e o seminário tiveram programação inteiramente gratuita. Os eventos foram realizados pela Associação Comercial e Empresarial de Petrolina (ACEP) e Sindilojas, com apoio do Sebrae, Fecomércio e Banco do Nordeste.
Foto/Carlos Laerte
Segundo o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrolina (ACEP), Aluísio Gomes, sem as parcerias firmadas desde a criação da Feira da Pequena Empresa, há 19 anos, muito pouco seria possível. Ele ressaltou a importância de Nelbe Freire, que há 12 anos coordena a Feira da Pequena Empresa. “A Acep vai estar sempre ao lado de quem deseja empreender, principalmente da mulher, essa mais nova força que o comércio e a economia vêm ganhando nos últimos tempos”, declarou.
De acordo com o Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Josias Albuquerque, o sertão pernambucano está prestes a presenciar um grande salto econômico com o desenvolvimento do pólo educacional em Petrolina, a construção do Terminal Logístico em Salgueiro e da Transnordestina. “O interessante agora é que esses empreendedores e empreendedoras se capacitem, procurem as Universidades, o Senai, Sebrae e Senac e aproveitem essas capacitações como as que estão sendo feitas aqui no 4º Seminário da Mulher Empreendedora. Só dessa forma será possível acompanhar essas mudanças”, apontou.
Endossando as palavras de Josias Albuquerque, o Prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, falou que as Feiras e o Seminário potencializam não apenas o comércio e o turismo na cidade, mas também o conhecimento. Durante o cerimonial, ele reforçou a necessidade de firmar parcerias, independentemente das ligações partidárias, para trazer cada vez mais investimentos para o município, que atualmente está quite em relação ao CAUC (Cadastro Único de Convênio).
A coordenadora dos três eventos, Nelbe Freire, aproveitou a solenidade para homenagear 12 mulheres de negócio que mais têm cooperado com a realização da Feira nestes 19 anos e para agradecer tanto às instituições parceiras quanto as que forneceram apoio nesta edição, como Sesc, Senac, Senai, TV Grande Rio e Facep. Logo após o término do cerimonial, houve apresentação da intérprete Fabiana Santiago e Banda.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2009

Na abertura do 4º Seminário da Mulher, a Coordenadora de Projetos Especiais do Sebrae Pernambuco, Ana Nasi, fez uma palestra especial sobre Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2009, um concurso que visa reconhecer histórias bem sucedidas de empreendimentos geridos por mulheres e estimular aquelas que desejam abrir a própria empresa.
A premiação se dá em duas categorias: Micro e Pequenas Empresas formais ou Associações/Cooperativas de Pequenos Negócios. “Nas duas modalidades, são levados em conta a organização do negócio, o impacto social e seu grau de inovação”, revelou Ana Nasi. Para Roberta Corrêa, Diretoria Técnica do Sebrae Pernambuco, esse é o momento da mulher na economia, e, principalmente, da sertaneja. “No ano passado, 55 das 102 inscrições de Pernambuco no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios vieram desta região. Nosso maior desejo é que essas empreendedoras continuem investindo em seus negócios para que ganhem o concurso, pois não falta potencial”, disse.
De acordo a coordenadora da Unidade de Negócios do Sertão do São Francisco, Maria Cândida Moreira, no ano passado foram realizados 18 cursos em Petrolina para estimular as mulheres a despertarem como empreendedoras. “Agora que as mulheres autônomas poderão abrir suas próprias empresas com maior facilidade, em 2010 certamente elas tomarão de conta do mercado”, revelou. Este ano, as inscrições de pequenas poderão ser feitas até o dia 14/08 no site do prêmio, o http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/.
Na quinta-feira (04), a consultora técnica Auxiliadora Costa apresentaou um tema motivacional no 4º Seminário da Mulher, mostrando como a energia positiva e a negativa afetam a vida das pessoas e como administrar as sensações para chegar ao sucesso. Já a consultora do SEBRAE/PE, Ana Cláudia Arruda, falou sobre os desafios e oportunidades recentes na economia brasileira e pernambucana, expondo através de cenários, quadro a quadro, o panorama econômico e onde focar para ter uma boa inserção no mercado.
A rodada terminarou com uma palestra mais provocativa, denominada “Empreendedorismo: a arte de ousar e ter sucesso passo a passo”. Ela será realizada pelo consultor do SENAI de Recife-PE, João Guilherme Prado. Já no II Salão de Automação Comercial, o Consultor do SEBRAE, Leonarth Piancó ministrará nos dias em dois horários, às 19h30 e 20h30, a palestra “Automação Comercial Como Facilitador do Dia a Dia”.
Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketiong