April Pro Rock 2009 já ensaia primeiros acordes em campanha da agência Ampla

Abril Pro Rock 2009/Campanha da Ampla Comunicação

Em meio a contagem regressiva para a 17ª edição do conceituado Abril Pro Rock, a pernambucana Ampla (PE) assina campanha de divulgação deste que já é considerado o maior festival de música independente do Brasil, marcado para os esta sexta(17) e sábado(18). “Aproveitamos a importância do evento e o peso dos artistas agendados nas peças que exploram este ano a idéia de que o fã deve garantir logo seu ingresso para não perder a oportunidade de ver, em primeira mão, shows imperdíveis de artistas como o Motorhead e Marcelo Camelo”, destaca o diretor de criação da agência, Manuel Cavalcanti.

A divulgação deste grande agregador de novos talentos da cena musical brasileira integra peças promocionais (cartazes, folhetos e adesivos) e mídia exterior (frontlight e backbus), que ganharam ilustração do Coletivo bicicleta sem freio, grupo alternativo de artistas que compõe ainda grupo de 10 expoentes pernambucanos em exposição sobre o evento, na Livraria Cultura, no Shopping Recife, no litoral sul da capital recifense. Além disso, a agência criou spot de rádio e VT de 45” produzido pela Videotape que reforça a idéia do projeto iniciado pela produtora Astronave Iniciativas Culturais, que debutou nomes como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.

A campanha complementa ações da Ampla desenvolvida pela sua turma de criativos realizada, oportunamente, dois meses antes do evento, durante show da banda “Little Joy”, em março. A agência montou ação de guerrilha que deu o que falar na apresentação da banda que tem em sua formação Rodrigo Amarante (ex-vocalista e guitarrista do Los Hermanos), Fabrizio Moretti (baterista dos Strokes) e sua namorada Binki Shapiro.

Para anunciar das atrações do Abril Pro Rock 2009, a agência focou o trabalho numa estratégia de oportunidade, com baixo custo e grande impacto. Produziu e montou seis promotores que circularam pelo show mascarados como Marcelo Camelo. Os mascarados Marcelo Camelo, vestindo camisetas com os dizeres “Venha ver o outro Hermano em Abril”, caminharam no meio do público, subiram ao palco e aproveitaram para tirar fotos com os fãs.

Abril Pro Rock

Um dos mais importantes festivais de música pop do Brasil, o Abril Pro Rock acontece desde 1993, fomentando uma das cenas mais influentes de todo país. Em 16 anos de realização, foi responsável por trazer à cidade nomes como Jon Spencer Blues Explosion, Sepultura, Soulfly, Placebo, dEUS, Bloco Vomit, The Queers, Asian Dub Fundation, Stephen Malkmus, Aterciopelados, Camille, Marky Ramone, Lee Perry, Los Alamos, Diplo e Stereo Total.
Serviu ainda de força motriz para a projeção nacional e passagem de algumas bandas fundamentais da música pop brasileira. Skank, Chico Science & Nação Zumbi, Paralamas do Sucesso, Planet Hemp, Ratos de Porão, Pato Fu, Lenine, Korzus, O Rappa, Mutantes, Tom Zé e Arnaldo Antunes, tiveram alguma iniciação pelo Abril Pro Rock.

Também foi palco da formação de uma nova cena de bandas independentes como Cachorro Grande, Matanza, Forgotten Boys, MQN, Retrofoguetes, Volver, Vamoz, Pitty, Moptop, Shaaman, Orquestra Imperial, Los Hermanos e Zefirina Bomba.

Hoje, o Abril Pro Rock conta ainda com uma seletiva que abre espaço para bandas, pernambucanas e de outros estados, se inscreverem e terem a oportunidade de mostrar seus trabalhos.

Ficha Técnica:
Agência: Ampla Comunicação
Cliente: Astronave Iniciativas Culturais
Diretor de Criação: Manuel Cavalcanti
Criação: Rafael Moreno e James Williams
Atendimento: Daniela Koury e Thiago Nasscimento
Produtora de vídeo: Videoteipe
Ilustração: Coletivo bicicleta sem freio
Direção de atendimento: Alessandra Pires
Cliente/ Aprovação: Paulo André, Melina Hickson e Sonally.


Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing