Legionella: a vilã do ar condicionado no verão
Especialista alerta para a bactéria que se aloja nos filtros do ar condicionado - foto Divulgação |
As altas temperaturas típicas do verão intensificam o uso de ar condicionado. Em casa, no carro ou no trabalho, só eles são capazes de amenizar a sensação térmica da estação. Como o uso é intenso, a recomendação é de a limpeza no aparelho seja realizada regularmente, porque além de poder desencadear alergias e doenças respiratórias, o aparelho pode expor as pessoas a alguns micro-organismos, como bactéria Legionella pneumophyla.
Alojada nos filtros e na bandeja de dreno, a Legionella pneumophylla, quando aspirada, aloja-se nos alvéolos pulmonares e pode provocar uma pneumonia bacteriana grave, resultando até a morte em situações extremas.
Sintomas
De acordo com o médico Maurício Cavalcante, clínico geral do Hapvida, os sintomas apresentados são dores de cabeça, dores musculares, tosse, falta de ar e febre alta. "O paciente pode apresentar um quadro de tosse, falta de ar e dores no peito", destaca. De acordo com Maurício, o diagnóstico precoce auxilia no tratamento, que é feito à base de antibióticos. "Ao identificar qualquer um desses sintomas, é preciso buscar ajuda médica para que o paciente receba o tratamento adequado", reforça.
Limpeza
A limpeza do filtro do ar-condicionado, tanto os de casa quanto os do carro, deve ser realizada mensalmente, conforme explica Fernando Morais, consultor em projetos de climatização e gerente da Clima Rio no Recife. "É recomendável limpar bem os filtros no verão. Outra medida que ajuda na melhora da qualidade do ar, é o uso de uso de umidificadores ou desumidificadores. Além disso, é muito importante fazer a renovação do ar do ambiente, abrindo portas e janelas", finalizou Fernando.