Ações esportivas são mote de ação pela saúde e bem estar no Recife este domingo (21)

Foto/ Divulgação

 

O Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco - Procape promove ações esportivas neste domingo (21) para sensibilizar a população da importância dos cuidados com a saúde, com passeio ciclístico e campeonato society. A instituição de saúde realiza pelo segundo ano consecutivo o Passeio Ciclístico, com o mote "Para a saúde do coração, ciclismo em ação", que pretende integrar cerca de 300 ciclistas no projeto de conscientização da importância desta atividade física para o cuidado do coração. "Com o sucesso do primeiro ano desta campanha, não poderíamos deixar de realizar esta bem sucedida iniciativa que ajuda a sensibilizar as pessoas para a importância de exercícios físicos para doenças cardiovasculares. E, para isto, contamos mais uma vez com o trabalha e o apoio de diversas instituições e organizações civis que apostam nesta prática, como a APS (Amigos para Sempre)", destaca a professora Rejane Mª Vasconcelos Lima, Coordenadora de Extensão e Cultura do PROCAPE/UPE, departamento responsável pelo projeto.

 

Os inscritos deverão começar a concentração a partir das 8h, do estacionamento do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco, à Rua dos Palmares, em Santo Amaro, e irão participar de um passeio de cerca de 13km com partida às 9h, num percurso que tem como foco a chegada no Marco Zero. Para a especialista, a prática do ciclismo favorece ao coração o aumento da sua potência e por isso é considerado o desporto mais eficaz para a prevenção de problemas cardíacos. A ação preventiva do ciclismo auxilia a evitar ou controlar problemas cardíacos, por fortalecer a musculatura do coração. Por isto, a proposta é integrar o máximo de interessados nesta iniciativa. Informações e inscrições antecipadas pelo fone (81) 3181-7202.

 

A outra boa investida do Procape/UPE neste domingo (dia 21) é um campeonato diferenciado de futebol society com foco no alerta sobre a doença de chagas à população. A iniciativa,  coordenada pelo professor Wilson Alves de Oliveira Jr e promovida pela Procape, já conta com 24 times inscritos e encerra as atividades da Semana Universitária UPE 2012. A proposta visa aliar a importância da atividade física com o conhecimento dos modos de prevenção gratuita. Com foco educativo e esportivo, acontece no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, das 8h às 17h, à Avenida João de Barros, 357, na Boa Vista. As inscrições de times são gratuitas e podem ser feitas DA Josué de Castro, Casa de Chagas e através do e-mail chagasumgrandecoracao@gmail.com. Mais informações também pelo (81) 3181-7202.

 

Os interessados podem fazer suas inscrições gratuitamente até esta sexta (19), mas as mesmas só serão confirmadas na hora das atividades com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. A investida conta com o apoio da APS – Amigos Para Sempre/ Ciclismo Cultural, Ambulatório Chagas/ICC, Associação Chagas/ICC, a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e de núcleos da Universidade de Pernambuco (como PROEC, HUOC, CISAM, ESEF, FCM, FENSG, FOP e ICB).

 

 Sobre a Semana Universitária UPE 2012 – O programa desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, entre os dias 15 e 21 próximos, tem como objetivo desenvolver saber e conhecimento. A programação conta com ampla agenda com mais de 500 atividades, prestigiando os diversos núcleos da instituição de ensino superior: o Campus Recife, Caruaru, Garanhuns, Nazaré, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina. Informações e inscrições estão disponíveis nos núcleos e contatos, assim como toda programação XI Semana Universitária UPE 2012 pode ser conferida na página da UPE: www.semanauniversitaria.upe.br.

 

Sobre a UPE - A Universidade de Pernambuco (UPE) tem se destacado no cenário estadual, nacional e em alguns países da comunidade internacional, pelo seu compromisso com a qualidade e excelência na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento. Fundada a menos de vinte anos, formada a partir da união de vários Campi, algumas já quase centenárias e outras recém-criadas. Caracteriza-se pelo seu caráter multicampi, atendendo à sua missão social de interiorização do ensino superior e da ciência e tecnologia em Pernambuco, o que já o faz mais de 40 anos.