Tapetes da coleção Casario Pernambucano inspira ambientes em exposição no Plaza
O Sebrae em Pernambuco e o Coletivo Pernambuco de Promoção do Design Social, +D, realizam desta terça-feira (15) ao dia 30 deste mês, a exposição Casario Pernambucano - Tapeçaria Timbi e Arquitetos Convidados, no Plaza Shopping. O evento conta com o apoio do Centro Pernambucano de Design e da Carlota Comunicação, idealizadores do Coletivo. O projeto pretende traduzir para o mercado consumidor a riqueza cultural e a produção de artesanato do Estado, valorizando-o como bem de consumo de alto conceito. Em paralelo, o Plaza também inaugura nesta terça (15), exposição de fotos que mostra o trabalho e a história das tapeceiras de Timbi. O coquetel de abertura do evento para imprensa e convidados será às 17h. Para isso, foram convidados renomados arquitetos pernambucanos que receberam a missão de planejar ambientes, tendo a Tapeçaria Timbi - já integrante de projeto de intervenção design desenvolvidos pelo Sebrae e Centro Pernambucano de Design - como ponto de partida e de destaque do espaço. A lista dos sete escritórios de arquitetura participantes é composta por Carlos Augusto Lira, Carmen Lúcia Cavalcanti e Luciana Raposo, Escritório Arq Multi, Kleber Carvalho, Luisa Nogueira, Santos e Santos Escritório de Arquitetura e Patrícia Santos. A intenção de criar esses espaços, através da Mostra de Tapetes Timbi – Coleção Casario Pernambucano, é inserir o design social na arquitetura contemporânea e levar ao público direto a produção desses itens artesanais. Inovação - O produto, fabricado na comunidade de Timbi, localizada em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, vive um momento de inovação. A lã foi substituída pelo cordão e os tapetes ganharam novas formas e desenhos, valorizando os aspectos da região. O tecido também foi modificado. De acordo com a tapeceira Lúcia Pedrosa, a nova linha de produtos, que inclui manta para sofá, almofadas, puffes, quadros e tapetes, veio para agregar à cultura local. A participação nesta exposição, segundo ela, é de grande importância, pois a associação está tendo a oportunidade de inovar. O trabalho diferenciado despertou a atenção das empresas que apostaram no trabalho e ajudam a divulgar a tapeçaria. E essa parceria vai ainda mais longe. Além dessa exposição, o Coletivo já prepara mais outras três, com outras comunidades, confirmadas para acontecer a partir de janeiro do próximo ano, em datas a serem definidas. História – A Tapeçaria Timbi foi fundada em 1983 por um grupo de mulheres vizinhas, que tinham em comum a habilidade em confecção de tapetes arraiolo, em tela de lã. Devido ao baixo valor pago pelas fábricas da região ao trabalho artesanal dessas mulheres, resolveram formar uma associação que as possibilitassem serem donas dos seus próprios negócios. A associação, criada em 1988, é formada exclusivamente por mulheres artesãs do município de Camaragibe que produzem e comercializam coletivamente tapetes, painéis, almofadas, passadeiras, pesos de porta e outros produtos. Processo - Com recursos extras, a Associação iniciou o processo de produção de tapetes. Em pouco tempo, consagrou a Tapeçaria Timbi como uma importante referência para o município de Camaragibe na área de artesanato e também possibilitou a geração de renda às artesãs integrantes do grupo. Ao longo dos anos, a Tapeçaria Timbi sofreu pela falta de acompanhamento técnico na área de gestão, o que fragilizou a comercialização e gerenciamento do dinheiro das vendas dos produtos, atingindo diretamente a renda das artesãs e desmotivando as associadas. Para reverter essa situação, o grupo buscou ajuda do Sebrae em Pernambuco. Desde então, a tapeçaria vem sendo beneficiada com ações e apoio da instituição para resgatar o nome e a história da tapeçaria e torná-la novamente uma referência no trabalho artesanal e fonte de geração de renda para as mulheres do município. Design - O Sebrae, por sua vez, contratou o Centro Pernambucano de Design para fazer um diagnóstico da situação. O caminho para buscar uma solução contou com visitas técnicas e a realização da oficina “Design para Mercado”. A ação levou conhecimento e uma nova técnica para as tapeceiras trabalharem. A palavra chave desta intervenção é inovação. O Sebrae junto ao Centro Pernambucano de Design trabalhou questões como produção, gestão, tecnologia e comercialização. Com a atual consultoria ao grupo produtivo, vem sendo inseridos o barbante e o cordão colorido como inovação e adequação ao tema com identidade cultural que é o grande diferencial na hora da venda. O objetivo é fortalecer o grupo e os resultados são novos produtos, com nova matéria-prima e o reconhecimento do mercado. Arquitetos falam sobre a inserção do artesanato com design em projetos de ambientação ArqMulti
Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão
“A principal função do arquiteto é traduzir em seus projetos os sonhos dos clientes. Para isso, vamos em busca de revestimentos, materiais, móveis e principalmente objetos de design que traduzam as características do proprietário. É nesse momento que entendemos a importância da matéria-prima, que nas mãos de mestres artesãos se transformam em verdadeiras obras de arte, enriquecendo o projeto no aspecto cultura e criando uma identidade ao espaço trabalhado.”
Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão
“A principal função do arquiteto é traduzir em seus projetos os sonhos dos clientes. Para isso, vamos em busca de revestimentos, materiais, móveis e principalmente objetos de design que traduzam as características do proprietário. É nesse momento que entendemos a importância da matéria-prima, que nas mãos de mestres artesãos se transformam em verdadeiras obras de arte, enriquecendo o projeto no aspecto cultura e criando uma identidade ao espaço trabalhado.”
Carlos Augusto Lira
“Autêntico, espontâneo, originário e para mim nunca secundário com relação ao erudito, a arte popular traz um grande diferencial nos espaços de arquitetura de interiores.”
“Autêntico, espontâneo, originário e para mim nunca secundário com relação ao erudito, a arte popular traz um grande diferencial nos espaços de arquitetura de interiores.”
Carmen Cavalcanti e Luciana Raposo
“Valorização do trabalho artesanal das comunidades a partir de uma intenção estética. Uma parceria viável às três vias: artesão, design e consumidor. O primeiro tem a oportunidade de divulgar trabalhos mais contextualizados aos ambientes contemporâneos. O segundo, reinventar a arquitetura tradicional com a inserção de referências da cultura local, quebrando com a padronização dos produtos industrializados. E o terceiro, adquirir um produto final de qualidade, beleza e preço justo, fechando assim uma cadeia baseada na economia sustentável e compromisso socioambiental”.
“Valorização do trabalho artesanal das comunidades a partir de uma intenção estética. Uma parceria viável às três vias: artesão, design e consumidor. O primeiro tem a oportunidade de divulgar trabalhos mais contextualizados aos ambientes contemporâneos. O segundo, reinventar a arquitetura tradicional com a inserção de referências da cultura local, quebrando com a padronização dos produtos industrializados. E o terceiro, adquirir um produto final de qualidade, beleza e preço justo, fechando assim uma cadeia baseada na economia sustentável e compromisso socioambiental”.
Kleber Carvalho
“Ter o artesanato na essência do espaço é romper a barreira da criatividade.”
“Ter o artesanato na essência do espaço é romper a barreira da criatividade.”
Luiza Nogueira
“O artesanato com design pode formar uma síntese entre o erudito e o contemporâneo e expressar a identidade de cada cliente.”
“O artesanato com design pode formar uma síntese entre o erudito e o contemporâneo e expressar a identidade de cada cliente.”
Patrícia Santos
“Um projeto de ambientação parte de dentro para fora, carregando nossas referências e origens. Quando temos a possibilidade de usar o nosso artesanato com design, com orgulho, entregamos esse regional para o mundo.”
“Um projeto de ambientação parte de dentro para fora, carregando nossas referências e origens. Quando temos a possibilidade de usar o nosso artesanato com design, com orgulho, entregamos esse regional para o mundo.”
Santos & Santos Arquitetura
Zezinho Santos e Turíbio Santos
“A importância da inserção do artesanato com design no projeto de ambientação é mostrar que o que é belo tem valor estético e deve ser valorizado independente de onde e por quem é produzido. Quer seja uma peça italiana moderna, uma antiguidade francesa, um móvel de uma das grifes nacionais ou o trabalho de um artesão do interior do nosso Estado, se for belo o objeto deve ser valorizado e usado. A beleza está além da procedência.”
Zezinho Santos e Turíbio Santos
“A importância da inserção do artesanato com design no projeto de ambientação é mostrar que o que é belo tem valor estético e deve ser valorizado independente de onde e por quem é produzido. Quer seja uma peça italiana moderna, uma antiguidade francesa, um móvel de uma das grifes nacionais ou o trabalho de um artesão do interior do nosso Estado, se for belo o objeto deve ser valorizado e usado. A beleza está além da procedência.”
Entidades Parceiras
Sebrae - A instituição leva a ação empreendedora para os municípios pernambucanos, desde 1990, com palestras, jornadas, cursos e orientação empresarial. Trabalhar de forma estratégica, inovadora e pragmática para que as pequenas empresas possam alcançar uma evolução sustentável e contribuir com o desenvolvimento do Estado é o principal papel do Sebrae em Pernambuco, que teve origem em 1968, como Núcleo de Apoio Empresarial. Hoje, conta com sete unidades em todo o Estado, além de duas estações móveis e pontos de atendimentos. Informações: 0800 570 0800, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Centro Pernambucano de Design - O Centro Pernambucano de Design surgiu a partir de uma demanda, identificada pelo Sebrae, de introduzir ações de design nas Micro e Pequenas Empresas do Estado, como um diferencial competitivo em seus produtos e serviços. Desde 2005, o Centro Pernambucano de Design desenvolve ações de Design Social utilizando ferramentas capazes de otimizar processos produtivos, gerar novos produtos, diagnosticar os fatores locais de cada região, valorizando a identidade cultural como diferencial competitivo para incremento dos grupos produtivos e conseqüentemente maior geração de receitas, inclusão social e inserção no mercado. Informações: 3424 2158.
Carlota Comunicação - A Carlota foi fundada com DNA criativo e foco no desenvolvimento de projetos e ações de mídia. Isto, aliado a uma ampla experiência no atendimento as mais variadas abordagens da comunicação, pautada em atendimento a grandes empresas e marcas. Informações: 30915068/3242 3111
Plaza Shopping - Inaugurado em 1998, em Casa Forte, tradicional bairro do Recife, onde ocorreram fatos históricos relevantes para a história do Estado, o Plaza Shopping se destaca por se posicionar no segmento como um centro de compras diferenciado. Desde seu surgimento, a direção tem dado atenção para ações promocionais, com foco em atividades culturais, valorizando nossa cultura com parcerias oportunas com as comunidades locais, apoio a eventos culturais e sociais e incentivo para campanhas de responsabilidade social. Informações: 3265.8120/3265.8122.
+D – Coletivo Pernambucano de Promoção do Design Social - Da união do Centro Pernambucano de Design e a Carlota Comunicação – para o desenvolvimento de ações voltadas a promoção do artesanato pernambucano e sua cadeia produtiva – nasceu o selo +D Coletivo Pernambucano de Promoção do Design Social. Assim, sempre que este selo estiver presente significa que ali há uma parceria voltada a garantir bons frutos para o artesanato local.
SERVIÇO
Exposição Casario Pernambucano – Tapeçaria Timbi e Arquitetos
Quando: Desta terça-feira (15) a 30 de setembro
Local: Plaza Shopping
Exposição Casario Pernambucano – Tapeçaria Timbi e Arquitetos
Quando: Desta terça-feira (15) a 30 de setembro
Local: Plaza Shopping
(Rua Dr° João Santos Filho, 255, Casa Forte)
Informações: (81)3265-8100. Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing (81)3423.0814
Informações: (81)3265-8100. Da Assessoria de Imprensa/SL Comunicação & Marketing (81)3423.0814