Projeto Viver Bem da Unimed VSF terá atividades na Academia das Cidades

Projeto Viver Bem/Foto Carlos Laerte/Divulgação


Um Termo de Acordo e Cooperação pela realização do Projeto Viver Bem na Academia das Cidades por cinco anos, em Petrolina, foi assinado semana passada no próprio espaço da Academia, pelo Presidente da Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano (criadores do Projeto) e o Prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio.
As duas instituições se comprometeram a fornecer gratuitamente à população da cidade atividades físicas e ações de promoção à saúde e qualidade de vida. Durante o evento, cerca de 70 pessoas se inscreveram para participar do projeto, que acontecerá nas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 8 às 9h e nas terças e quintas no horário das 17 às 18 h.
O Presidente da Unimed VSF, Francisco Otaviano, pôs-se à disposição para desenvolver ainda mais a parceria com a Prefeitura. “Há cerca de quatro anos já vínhamos realizando o Viver Bem na Associação de Moradores da Areia Branca (ASMAB) e é uma alegria muito grande para a Unimed expandir o projeto para esta comunidade”, afirmou. As atividades do Viver Bem na ASMAB acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17 às 18h.
O Prefeito Júlio Lóssio disse durante a assinatura do Termo que o projeto Viver Bem tem tudo a ver com a proposta de seu governo, que é de cuidar das pessoas. “Não se trata apenas de curar doenças. Tratar da saúde também é criar espaços onde a população possa manter a saúde em dia e ter qualidade de vida”, afirmou.
Educadora física do Viver Bem desde o início do Projeto, Maria Manoel endossa as palavras do prefeito. “Apesar de termos pessoas de todas as idades, a maior parte é da terceira idade. Muitos deles estavam em casa deprimidos e quando passaram a participar do Viver Bem, tornaram-se mais alegres, pois encontraram não apenas mais saúde, mas muitos amigos”, explicou.
A dona de casa Cleoneide, moradora da Areia Branca e uma das beneficiárias do Viver Bem, relata que desde que começou a freqüentar as aulas, há cerca de 1 ano, nunca mais sentiu dores no corpo. “Perdi 2 kg e me sinto muito mais disposta para as tarefas do dia-a-dia”, afirmou. Ela foi uma dos cerca de 50 alunos que prestigiaram a aula inaugural do Viver Bem na Academia das Cidades, ocorrida logo após a assinatura do Termo.
O Prefeito também fez questão de salientar o Viver Bem será o primeiro de vários programas semelhantes que serão implantados na cidade. “Queremos criar e manter parcerias como instituições competentes como a Unimed VSF, que são dedicadas à manutenção da saúde não apenas dos usuários de seus planos, mas de toda a população”, declarou Lóssio.
O Viver Bem terá o acompanhamento de uma assistente social da Unimed VSF e a supervisão das Secretarias de Infraestrutura e de Desenvolvimento Social e Trabalho, para que a experiência seja tomada como exemplo para criação de projetos futuros. Conforme o Termo de Acordo e Cooperação, a Prefeitura vai assegurar o espaço físico higienizado para as atividades físicas e também para guardar o material, vigilância do local, colocação e retirada de sacos de lixo, acompanhamento e supervisão do projeto e divulgação do Viver Bem.
Já a Unimed VSF se responsabilizará pelos recursos materiais e humanos (colchões, camisetas e profissionais especializados em educação física), sinalização de duas rampas existentes no espaço (obedecendo aos critérios Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT), colocação de 10 lixeiras nas vias de acesso, divulgação em jornal de cooperados e usuários e pela coordenação da iniciativa.

Da Assessoria de Imprensa/Clas Comunicação & Marketing (87) 3861.1534